terça-feira, 26 de maio de 2015

Chapa "Compor & Ouvir" é a vencedora das eleições DCE Unifap 2015.

O processo eleitoral para o Diretório Central dos Estudantes da Unifap chegou a seu resultado neste dia 21/05. A chapa “Compor e Ouvir” (chapa 20), foi a vencedora do processo com 532 votos. A Segunda colocada com 427 votos, Manifesta Ousadia,  também terá vagas na diretoria, tendo em vista que no DCE da UNIFAP as eleições são proporcionais. Sendo assim, a primeira colocada obteve coeficiente para adquirir 16 cadeiras, enquanto segunda colocada conquistou o direito de indicar 13 membros para a mesma diretoria. A Chapa de número 30, Mãos à Obra, obteve 180 votos e não entrou no coeficiente mínimo para compor.

Louise Collares membro da chapa 20, disse que a eleição, que esse ano envolveu também os delegados do Condir e do CONUNE, teve pontos positivos  e negativos. O principal ponto positivo foi o numero de votantes, que teve um considerável crescimento com relação ao ano passado, já que o processo também envolveu cursos que historicamente não se envolviam na dinâmica da universidade, como os cursos da saúde. Um dos pontos negativos é a falta de compreensão de alguns acadêmicos, que não dão a importância devida a esses processos.

Segundo ela, 1300 estudantes votaram. Este número é muito pequeno se levado em consideração que a Unifap possui mais de 5 mil. Louise avalia ainda que um ponto positivo da chapa 20 foi a sua pluralidade, sendo que nela havia membros de 14 cursos, “e nos cursos que não estavam contemplados tínhamos apoiadores. Essa pluralidade se manifestou no que diz respeito aos cursos da área da saúde, que nos deram uma votação bem expressiva”, comenta. Na urna da saúde, 110 pessoas votaram na chapa 20, enquanto que apenas 15 votaram na chapa 10 e 11 pessoas cotaram na chapa 30.

Segundo o acadêmico de Jornalismo e também membro da chapa 20, Igor Tiago,  o processo foi da forma mais democrática possível. “Passamos de sala em sala divulgando nossas ideias e ideais. Fazia questão de ressaltar que o importante era a participação do acadêmico na eleição independente de qual chapa ele escolhesse, porque isso era a garantia dele de poder cobrar no futuro da chapa que fosse eleita”, afirmou.

Igor também disse que a eleição foi um desafio, pois foi sua primeira experiência, que o principal desafio será de pensar em como cumprir as principais promessas de campanha, como a criação do programa de rádio, o funcionamento da Casa do Estudante e a Ouvidoria que dará voz para qualquer acadêmico que não se possa fazer presente nas reuniões. Ele também avalia que “o mais difícil de todos é fazer a UNE se reerguer no meio de todos nós, acadêmicos, para que possamos ser vistos como merecedores dos nossos direitos já instituídos”.


Acompanhe as atividades através da página https://www.facebook.com/ComporEOuvir20

Paulo Zab
AGcom/Unifap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grupo de E-mail